quinta-feira, 17 de junho de 2010

Convergência Digital - Recursos

Tudo começou com a TV com videocassete embutido, aparelho que foi apelidado de “canguru”. Depois, o PC ganhou Internet, o que fez com que o PC se tornasse um dispositivo de comunicação - primeiro por texto, depois áudio, vídeo e, por fim, tudo integrado. Assim, foram surgindo, sucessivamente, cada vez mais meios que visavam a comunicação e a convergência:
· Palm Pilot 1000 – Lançado em 1996, ajudou a popularizar o conceito de assistente pessoal. Com memória de 125KB, capaz de memorizar impressionantes 500 contatos, já trazia reconhecimento de escrita na tela e sincronia com os dados do computador;
· Motorola PageWriter - Lançado também em 1996, já trazia um teclado completo e permitia a troca instantânea de mensagens, muito antes dos torpedos SMS virarem febre. Mais cara que as tecnologias contemporâneas, pagou o preço do pioneirismo e sucumbiu diante de alternativas de menor custo;
· BlackBerry - A canadense Research In Motion juntou o e-mail, as redes sem fio, os handhelds e os teclados completos, simplificando o processo de acessar e responder e-mails em tempo real por meio de seu dispositivo móvel, o popular BlackBerry, de 1998;
· PlayStation 2 - Com o PlayStation 2, os consoles atingiram um novo patamar. Pela primeira vez, um videogame ganhou a capacidade de rodar DVDs, deixando de ser uma mera plataforma de jogos para evoluir para uma central de entretenimento. Depois do Playstation 2, surgiram outros consoles com a mesma proposta, como o X-Box e o Nintendo GameCube. Embora seu sucessor PlayStation 3 tenha sido lançado, o PS2 continua sendo fabricado e novos jogos ainda são produzidos;
· Celular com câmera - A Sanyo não foi a primeira a integrar uma câmera fotográfica digital a um celular - feito atribuído à Sharp, em 2000, no Japão -, mas leva o crédito por lançar o primeiro aparelho do tipo nos Estados Unidos, em 2002. O Sanyo SCP-5300 tinha resolução de 640x480 e produzia fotos, na melhor das hipóteses, medíocres. Mas abriu caminho: hoje quase todo celular tem uma câmera;
· Celular com MP3 - A música é outro recurso que caiu como uma luva nos telefones móveis. Afinal, por que carregar um MP3 player e um celular, se só um deles dá conta do recado? A Sony Ericsson embarcou no conceito e reinventou a marca Walkman, que virou sinônimo de música portátil no final dos anos 70, e lançou em 2005 o W800, com 30 horas de bateria, capacidade para cerca de 150 músicas e câmera fotográfica de 2 Megapixels;
· iPod 5G - Quando foi lançado, em 2001, o iPod não tinha nada de especial. Com os anos, foi ganhando recursos (como os controles sensíveis ao toque), compatibilidade (de Mac a Windows) e, finalmente, o toque de midas: em 2005, a cada dez tocadores vendidos, oito eram iPods. Foi neste ano que a quinta geração do popular gadget ganhou recursos de vídeo, jogos e embarcou na convergência;
· Celular com Wi-Fi - Com o aumento dos hotspots e das redes sem fio, os celulares começam a ganhar também capacidade de acesso às redes Wi-Fi, que permite a navegação pela internet e a possibilidade de fazer chamadas em voz sobre IP, transitando entre redes diferentes, com um mesmo terminal. Um dos pioneiros na categoria, o Motorola CN620 WiFi foi lançado em meados de 2004;
· Set-top Box - As transmissões digitais de TV aberta capacitaram os aparelhos de televisão, antes meros receptores, a incorporar recursos de interatividade e comunicação. Os set-top boxes, aparelhos que possibilitam a recepção de sinal digital em terminais analógicos, foram os primeiros a dotar as TVs com tais recursos;
· TV Digital - Os receptores digitais não ficaram restritos a aparelhos externos. As próprias TVs passaram a contar com recursos de recepção internos, ganhando inteligência e dando ao usuário capacidade de personalização e interação;
· Celular com TV - As transmissões digitais trazem mais um benefício, além da qualidade de imagem e da interatividade: a mobilidade. Compatibilidade com a TV móvel tornou-se assim mais um recurso dos telefones móveis, que cada vez mais ganham telas amplas e com qualidade de imagem, como o Nokia N92, compatível com o padrão europeu;
· Aparelhos de DVD - O aparelho de DVD também se torna cada vez mais multimídia. Além de exibirem filmes e tocarem CDs de música, os modelos mais modernos são compatíveis com arquivos de imagem, funcionando como álbuns de foto, trazem rádio integrado e até karaokê;
· Telefone IP - No mundo empresarial, as centrais de PABX cedem lugar a sistema baseados em IP (Internet Protocol), capazes de trafegar além da voz, dados e vídeo. Na mesa do funcionário, sai de cena o telefone quadrado e entram os terminais convergentes, com displays para texto e imagem e aplicativos personalizados de acordo com a empresa;
· PC Media Center - Ao anunciar o novo Windows Vista, Bill Gates revelou sua visão de uma nova era para o PC - a era do entretenimento. Da mesa do escritório para a estante da sala, o computador reúne filmes, vídeos, fotos e torna-se o centro da diversão digital na casa do futuro - ou será do presente?;
· iPhone - Se os celulares invadiram o terreno da música digital, a gigante do segmento e seu imbatível iPod não deixa por menos. No início de 2007, a Apple pôs fim aos rumores sobre o seu híbrido de iPod com celular e oficializou o esperado iPhone, com tela sensível ao toque e design que já virou referência;
· Nintendo Wii – É um videogame da sétima geração e o quinto console da Nintendo, sucessor do Nintendo GameCube. O console destaca-se pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect24, que permite receber mensagens e atualizações através da internet durante o modo stand-by. O mais interessante do Wii é que as pessoas interagem com os jogos, uma vez que o console detecta e reproduz seus movimentos diretamente para os movimentos das personagens/avatares dos jogos.

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